Skip to content

Porto no Encontro das Águas #sosEA #naotomococa

setembro 21, 2011

Sabe o famoso encontro das águas do Rio Negro (escuro) e Solimões (barrento), que divide visualmente os dois? Uma obra polêmica, por estar prevista bem próxima a este ponto turístico, acaba de ganhar licença ambiental do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para ser construída em Manaus (AM).

Ambientalistas e moradores de um bairro próximo já manifestaram o desejo de que o porto seja construído em outro lugar. O movimento que se opõe à construção alerta para possíveis danos ambientais e sociais irreversíveis.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), inclusive, aprovou o tombamento do Encontro das Águas do Rio Negro com o Solimões, em Manaus, no Amazonas, no ano passado. Mas isso, no entanto, não impede a obra, apenas implica que condicionantes de conservação do patrimônio histórico tenham que ser cumpridas.

De acordo com o Ipaam, a licença concedida tem 16 condicionantes, entre elas uma que obriga o empreendedor a fazer um levantamento arqueológico do local.

“Do ponto de vista ambiental, (o terminal) não compromete o Encontro das Águas”, garante o presidente do Ipaam, Ademir Stroski. “O porto é um píer flutuante e a intervenção na margem será somente a necessária”, diz, acrescentando que a maior parte da construção ficará em terra firme. “Não é recomendado fazer aterro nas margens do Rio Negro para construir porto. O Rio Negro é geologicamente mais antigo e já definiu suas praias. Se for aterrado, pode responder a isso”, explica.
Investimento

A companhia que quer fazer a obra, a Lajes Logística (associação da Juma Participações, empresa sediada em Manaus, com a Log-In Logística Intermodal, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, que surgiu como subsidiária da Vale e abriu capital em 2007) acena com a criação de centenas de empregos e investimento de mais de R$ 200 milhões.

Se sair do papel, o Porto das Lajes ocupará um terreno de 600 mil metros quadrados (150 mil deles construídos). O terminal terá capacidade de receber dois navios de grande porte simultaneamente.

Moradores da Colônia Antônio Aleixo, bairro onde o terminal portuário deve ser construído, se opõem à construção. Organizações locais, o Conselho de Direitos Humanos da Arquidiocese e ambientalistas de Manaus se uniram no movimento SOS Encontro das Águas, e alegam que o porto vai causar dano à atividade turística pelo impacto paisagístico.

Eles defendem que a poluição e o trânsito de navios vão prejudicar a pesca e as atividades de lazer da comunidade local. Segundo o projeto, o terminal deve se situar próximo ao Lago do Aleixo, localizado na beira do rio, onde os moradores da Colônia Antônio Aleixo pescam e nadam.


Fonte: <http://eptv.globo.com/terradagente/NOT,0,0,361998,Porto+no+Encontro+das+Aguas.aspx>

02/08/11 – Ipaam concede a licença de instalação do terminal portuário na altura do Encontro das Águas
04/08/11 – Tombamento no Encontro das Águas é anulado pela Justiça do Amazonas
10/08/11 – Governo do Amazonas “afirma” que não é contrário ao tombamento
06/09/11 – Exoneração do superintendente do Iphan no Amazonas, Juliano Valente, e da coordenadora técnica, Ghislaine Raposo Bacelar

<http://sosamazonas.blogspot.com/2008/12/manifesto-contra-construo-do-porto-da.html>
<http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/11/04/tombamento-do-encontro-das-aguas-em-manaus-aprovado-em-definitivo-922950295.asp>
<http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/08/amazonas-da-licenca-ambiental-para-obra-de-porto-no-encontro-das-aguas.html>
<http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/08/obra-do-porto-das-lajes-no-encontro-das-aguas-depende-de-aval-da-antaq.html>
<http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/08/tombamento-do-encontro-das-aguas-no-am-e-anulado.html>
<<a <http://d24am.com/amazonia/meio-ambiente/obra-do-porto-das-lajes-inicia-este-ano-apos-longa-briga-judicial/34719>

Anúncios

From → Meio Ambiente

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: